sábado, 19 de novembro de 2011

Quem me dera que estivesses aqui

Quem me dera que estivesses aqui
Francesc Miralles
Edições Contraponto
ISBN: 9789896660093

No dia em que faz 30 anos, Daniel, um arquitecto de sucesso em Barcelona, é abandonado repentinamente pela sua noiva. Em pleno naufrágio emocional, tenta distrair-se a ouvir um disco que lhe foi oferecido por uma das suas poucas amigas íntimas. O CD é de uma jovem cantora quase desconhecida chamada Eva Winter - e, para de Daniel surpresa, casa canção do álbum parece descrever, ao pormenor, a sua vida e as suas emoções. Intrigado, Daniel toma uma decisão impetuosa: sem avisar ninguém, parte para Paris, em busca desta misteriosa cantora que parece conhecê-lo melhor que qualquer pessoa. À sua espera, encontra as mais insólitas surpresas… e talvez até o amor da sua vida.


Retrato de uma procura e de uma fuga à solidão e à rotina. Leitura fácil, com personagens interessantes e detalhes musicais e cinematográficos que cativam o leitor. Recomendo...

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Bolo de Ferrero Rocher à Taralhouca


200g de manteiga
150g de açúcar
4 ovos
200g de farinha
1 caixa de Ferrero Rocher
Cobertura de chocolate (a Taralhouca usou de compra)

Bate-se bem a manteiga com o açúcar e incorporam-se os ovos um a uma, batendo sempre. Junta-se a farinha e mistura-se bem. Desfazem-se os Ferrefo Roche, grosseiramente, no 1,2,3 e adicionam-se à mistura anterior mexendo bem. Vai ao forno a 180º até estar cozido (cerca de 20 minutos no forno da Taralhouca), em forma untada.
Desenforma-se morno e cobre-se com o chocolate. Enfeite a gosto.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Almas gémeas

Almas gémeas
Alan e Irene Brogan
Edições ASA
ISBN: 9789892309392 

Alan e Irene conheceram-se num orfanato, nos anos 50. Ele tinha sete anos, ela tinha nove. Eram ambos sensíveis e solitários. Naquele meio hostil, tornaram-se inseparáveis. Mas a proximidade entre meninos e meninas não era bem vista e, embora se desdobrassem em cuidados e peripécias, o inevitável aconteceu: a inocente amizade foi descoberta. Alan foi levado para outro orfanato sem ter, sequer, direito a um adeus. Os anos passaram mas o laço entre eles nunca foi quebrado. Nas suas vidas – frequentemente difíceis, sempre solitárias – sabiam faltar algo. Sem saberem, frequentaram durante anos as mesmas lojas, o mesmo bairro… Até que, um dia, quarenta anos depois, Irene e Alan cruzaram-se casualmente na rua. Ambos souberam de imediato que nada nem ninguém voltaria a separá-los.


Uma história fantástica onde a realidade ultrapassa qualquer ficção. Os acontecimentos são descritos de forma simples, entrando no mundo triste dos orfanatos e da esperança numa vida melhor. Depois de anos de brutalidade e de solidão, as vidas de Alan e Irene voltam a cruzar-se, após uma   vida de luta pela sobrevivência.  Testemunho muito interessante que vale a pena ler!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Bolo de ananás no microondas


1 chávena /chá) de açúcar mascavado
5 colheres (sopa) de manteiga
1 lata (400g) de ananás
1 3/4 chávena (chá) de farinha
1/3 chávena (chá) de açúcar
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1/3 chávena (chá) de óleo
3 ovos
1/2 chávena (chá) de calda do ananás

Numa forma refractária (ou pirex que possa ir ao microondas), coloca-se o açúcar mascavado e a manteiga. Aquece-se na potência alta por 5 minutos, até a manteiga derreter e ficar ligada com o açúcar. Mexe-se 2 vezes durante esse processo. Colocam-se as fatias de ananás sobre esta calda.
Numa tigela, mistura-se a farinha, o fermento e o açúcar. À parte batem-se os ovos com o óleo e junta-se a calda do ananás. Adiciona-se à mistura de farinha e bate-se bem.
Espalha-se a massa sobre o ananás de modo a que cubra tudo.
Coloca-se sobre uma grelha, ou forminhas refractárias voltadas ao contrário. Cozinha-se na potência alta por 10-12 minutos. Deixa-se descansar por 10 minutos. Passa-se a faca nas paredes da forma para soltar o bolo. Desenforma-se sobre um prato para bolos.

Do livro: Cozinhando com o Microondas

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Já ninguém morre de amor

Já ninguém morre de amor
Casa das Letras
ISBN: 9789724618029


Dizem que já não há paixões impossíveis e fatais, que isso são coisas do passado... Mas só o dizem porque não conhecem a história dos Palma Lobo...
Os homens tem memória, alimentam-se de histórias, e as que mais nos marcam são aquelas que determinam a vida dos nossos antepassados. Esta é a história de uma família, so Palma Lobo. Bisavô, avô, pai e filho. Roberto, Álvaro, Jorge e Salvador. Nomes diferentes, mas o mesmo sangue e muito em comum: mulherengos, excêntricos, excessivos, todos marcados pela loucura e pela tortura da paixão. Foram todos homens invulgares todos dominados por paixões privadas, amores e loucuras, e era nesse círculo íntimo do coração e do sexo que a sua vida se destina a viver e a terminar. Passando por Moçambique, Angola, Lisboa, Alentejo e Brasil, a sua vida é uma epopeia à espera de ser revelada. 
Já Ninguém Morre de Amor é a odisseia dos Plama Lobo. Um enterro fictício, um homem enforcado com cães e gatos na mesma árvore, um homem que morre a fornicar e um fogo posto para fazer arder o local do pecado... esta não é uma história de amor, é uma história sobre amor.



É mais que um romance, é uma história sobre o amor, sobre as paixões, traições e loucuras. O destino de uma família, os Palma Lobo, escrito de forma clara e objectiva, com algum humor. No fim do livro, é difícil ficar indiferente ao que se leu. 
" Mas para morrer de amor é preciso primeiro morrer".

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Bolo de Anos da Taralhouca



Para o bolo:
150g de farinha
150g de maizena
250g de açúcar
100g de chocolate
2 ovos
1 chávena de leite

Desfaça o chocolate no leite quente e deixe arrefecer. Misturer o açúcar com a manteiga até obter uma massa homogénea. Adicione as gemas, as farinhas e o chocolate derretido. Junte as claras batidas em castelo misturando bem, sem bater.
Coza em forno moderado, em forma untada com o fundo forrado a papel vegetal.

Para o recheio e cobertura:
1/2kg de morangos
1 lata de leite condensado
1 caixa de gelatina de morango

Lave os morangos e reserve. Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem, mas somente com metade da água. Coloque tudo no liquidificador e bata bem. Leve ao frigorífico até atingir a consistência necessária para rechear e cobrir o bolo.

Montagem:
Divida o bolo ao meio ou então, se quiser um bolo maior, faça dois bolos. Cobra uma das partes com o creme e uma camada de morangos. Coloque a outra parte do bolo por cima e cobra tudo com o restante creme. Decore a gosto.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Romance da Bíblia


O Romance da Bíblia
Um olhar feminino do Antigo Testamento
Deanna Barroqueiro
Ésquilo
ISBN: 9789898092748

«O Romance da Bíblia possui o riso que acontece debaixo da palma da mão entreaberta sobre a boca, mas igualmente o desfrute do gozo, ambiguamente trocado, tomado, pelo gosto do outro, no tactear da língua. Um livro de memórias ancestrais, que nos mostra o despertar da mortal e venenosa serpente das seitas religiosas, do obscurantismo, do sexismo com a sua rancorosa face. Mas, O Romance da Bíblia é ainda a beleza traba­lhada, cinzelada, com um bom gosto literário inusitado, eu diria mesmo raro, na ficção portuguesa». (…) Maria Teresa Horta


Difícil é ler este livro sem sorrir... Um retrato diferente sobre as mulheres do Antigo Testamento, reinventadas, femininas, sedutoras e ardilosas. Um livro que prende a atenção e desperta a curiosidade, página a página, escrito com alguma ironia, linguagem fluente com riqueza de informação e detalhes. Recomendo porque vale mesmo a pena ler!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Rosbife à moda da minha avó


Rosbife
100g de margarina
1 cebola
Sal
Pimenta

Tempera-se o rosbife com sal e pimenta e vai a alourar, cerca de 10 minutos, na margarina, com a cebola cortada em quartos. Depois vai ao forno com a gordura, durante 30 minutos. Em estando pronto corta-se em fatias, que podem ser mais passadas na margarina caso seja esse os gosto. Querendo mais molho, pode-se acrescentar margarina.
Fica bom a acompanhar com puré de batata.

sábado, 30 de abril de 2011

Lápides Mortais

Lápides Mortais
Sharan Newman
Bertrand Editora
ISBN: 9789722512800

1139 Anno Domini. Catherine Levendeur, uma jovem bonita, instruída e culta, entra como noviça no Convento do Páriclo. Catherine entrou para o Convento em busca de paz, remissão dos seus pecados e para servir a Deus. Vivia uma vida pacífica e de contemplação quando subitamente se vê envolvida no meio de uma complicada teia de intriga e difamação ao Convento. Aparece então como a única pessoa que poderá salvar não só a reputação da instituição como a da Madre Superiora. Na abadia de St. Dennis vem a descobrir horrores ocultos que culminam com a morte cruel e rápida de um dos membros mais famosos, à qual se segue uma mortandade terrível.



Trata-se de um livro que apresenta uma leitura cativante e um agradável mistério, passado na Idade Média, tendo como protagonista uma noviça determinada a  esclarecer as intrigas e os crimes em que se vê envolvida. Com o desenrolar da história, aumenta o interesse e a curiosidade pelo final, não só pela intriga mas pelo envolvimento afectivo das duas personagens principais...

domingo, 17 de abril de 2011

Fiambre assado à Taralhouca


1 peça de fiambre
Açúcar mascavado claro qb
1 copo vinho de Vinho do Porto
1 lata de pêssego em calda
Cravinho a gosto


Fazem-se cortes na peça de fiambre e envolve-se no açúcar. Espetam-se os cravinhos distribuindo-os pelo fiambre e põe-se numa assadeira. Coloca-se o pêssego, cortado em quartos, à volta do fiambre e rega-se tudo com a calda do pêssego e o vinho do Porto. Vai a forno médio cerca de 30m, até ficar douradinho.

sábado, 2 de abril de 2011

Mais Alto do que as Palavras

Mais Alto do que as Palavras
Autismo - O extraordinário relato de uma mãe

Jenny Mccarthy
Editor: Livros de Seda
ISBN: 9789727706839





A viagem de uma mãe ao mundo do autismoz
«Este é o livro que espero que corra o mundo. Foi para o escrever que nasci.»
Quando ouvimos falar da famosa modelo e actriz Jenny McCarthy, companheira de Jim Carrey, somos de imediato remetidos para o fantástico mundo das celebridades, do charme e do glamour. No entanto, a vida de Jenny não se distingue da de qualquer outra mãe.
Tudo começou numa manhã igual a tantas outras, à excepção de se ter deparado com um ataque convulsivo do seu filho Evan, então com 2 anos. Teve então início a atormentada odisseia de visitas a hospitais, que culminaram com a terrível realidade: «Lamento imenso, o vosso filho tem autismo.»
Longe de uma sentença, o diagnóstico representou o início de uma longa jornada na busca de uma cura para o autismo. Uma viagem feita de coragem e de fé, pela qual a autora nos conduz pelos meandros do «assombrado» mundo das crianças autistas, até, através de novas terapias e tratamentos, conseguir vislumbrar a luz a fundo do túnel. Porque, quando o nosso filho é diagnosticado com autismo, toda a nossa vida se altera.


Neste livro encontramos retratada a luta de uma mãe, que nunca desistiu de procurar respostas para o problema do seu filho.
Um livro adequado ao dia de hoje, em que se assinala o dia mundial do autismo. A ler.

sábado, 26 de março de 2011

Brigadeiros de Chocolate e Coco


300g de bolacha Maria
300g de chocolate em pó
200g de manteiga
4 ovos
8 colheres (sopa) de coco ralado

Triturar as bolachas e misturar bem com a manteiga. Depois juntar os ovos inteiros, o coco e o chocolate. Amassar tudo muito bem.
Fazer bolinhas e polvilhar com coco ralado, formigos de chocolate coloridos, etc.
Colocar em forminhas de papel e ... saborear!

Muito simples de fazer e bons para festinhas de crianças e graúdos ;) 
A Taralhouca experimentou e aprovou!

Receita encontrada daqui.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Receitas de Amor

Receitas de Amor 

Anthony Capella
BisLeya
ISBN: 978986600280

Inspirado em Cyrano de BergeracReceitas de Amor é uma comédia de equívocos, plena de romance, magia culinária e da sensual atmosfera de Itália.
Laura é o estereótipo da mulher com que sonha qualquer homem italiano: é jovem, bonita e está apenas de passagem por Itália. Tommaso é atraente e um sedutor nato. Tem um fraquinho por mulheres estrangeiras e, com o objectivo de conquistar Laura, diz-lhe que é chef num dos melhores restaurantes de Itália; O melhor amigo de Tommaso, Bruno, que é realmente chef, concorda em ajudá-lo nesta missão de sedução culinária. Por ironia do destino apaixona-se perdidamente por Laura, mas a timidez e a lealdade para com o amigo levam-no a cozinhar em segredo…

Um livro bem disposto, que alia a culinária com romance, entre paladares e segredos e viagens por caminhos italianos. Como se afirma na capa, trata-se de uma história recomendada a fãs de comédias românticas!