terça-feira, 30 de junho de 2009

Chili

500g de carne picada (vaca e porco)
1 lata grande de feijão vermelho
1 cebola grande picada
2 dentes de alho
1 folha de louro
Azeite qb
Polpa de tomate qb
Piripiri a gosto
Sal e cominhos qb

Refoga-se a cebola com o alho e o louro, em azeite. Junta-se a carne e envolve-se no refogado, mexendo sempre, até a carne alourar e ficar solta.
Junta-se o feijão e a polpa de tomate. Tempera-se com sal, piripiri e cominhos, envolvendo muito bem. Deixa-se cozer e apurar, em lume muito brando, durante cerca de 30 minutos, se for necessário, junta-se um pouco de água.

sábado, 27 de junho de 2009

Lamento, mas isso não se faz

Lamento, mas isso não se faz

Françoise Xenakis

Difel

ISBN: 9789722903523
Inspirado em factos veridicos, este romance é a história de duas irmãs que viveram na Irlanda no fim do século XIX. Duas famílias vizinhas de grandes proprietários rurais, tinham combinado o casamento de dois dos seus filhos, Mary e Brian, com o único objectivo de ampliarem as suas propriedades e fortunas. Porém, logo a seguir ao casamento, no próprio dia, Mary descobre que a irmã Grace está grávida de Brian. A paixão de Brian e Grace vem contrariar todos os planos das famílias e da própria Mary. Numa Irlanda ultracatólica, esta relação tem de ser castigada e são obrigados a exilar-se em Inglaterra, onde levarão uma vida de miséria. Mary por seu turno, partirá para a Rússia onde começa como governanta do escritor Tolstoi, vive uma forte paixão com Rasputine, chega mesmo a encontrar-se com o casal Lenine, acabando por se tornar a condessa Teresowska, herdando uma enorme fortuna. Contudo, o ódio de Mary e a sua sede de vingança não esmorecem e perseguirá a irmã mais nova, até para além da morte.

Uma paixão de sempre, uma vingança para sempre: nisso se baseia todo o percurso de duas irmãs. É dificil ler este livro sem sentir empatia pelas personagens, quer pela sua simplicidade quer pelas situações em que se envolvem.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Sopa Cor-de-Rosa

2 batatas grandinhas
3 cenouras
1 cebola grande
2 beterrabas
1 fiozinho de azeite
sal qb

Depois de cozido passa-se tudo.

Pode servir-se assim ou com um bocadinho de natas em cada prato.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Selinho


A amiga Lilith ofereceu este selinho aqui ao cantinho.
Este prémio traz algumas regres:

Regras do selinho:

1. Divulgue o link do CupCakeandRocknRoll.
2. Diga qual o seu doce predilecto.
3. Diga qual a sua música predilecta.
4. Indique o selo para 4 seguidores do seu blog.


1. Aqui está ele
2. Ai, são tantos... podemos ficar pelas Natas do Céu ;)
3. Ui, mais uma vez são muitas, é difícil escolher...
4. Como os seguidores aqui do cantinho são apenas 5, não seria bonito excluir nenhum. Assim o selo vai para todos eles. Sirvam-se!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

El Beso del Highlander

El beso del Highlander

Karen Marie Moning

Ediciones B

ISBN: 978-84-96778-48-1

Exausta do trabalho e saturada do quotidiano, Gwen Cassidy decide marcar uma viagem à Europa. O destino escolhido são as verdes Highlands da Escócia. Mas a esperança de encontrar o homem dos seus sonhos desvanece quando percebe que a sua fantástica viagem é afinal uma excursão de idosos. Frustrada, decide deambular sozinha pelas colinas de Loch Ness, onde acaba por escorregar e cair numa caverna há muito abandonada.Nessa caverna, jaz Drustan Mackeltar, um lorde escocês adormecido por um feitiço há quinhentos anos, que começa a desenvolver um sentimento controverso pela fascinante personalidade de Gwen. Irreverente e impulsiva, ela não é nada como as mulheres que se cruzaram na sua vida. Será ela uma mulher à altura de um lorde como Drustan?

Uma mistura de aventura e romance, apimentado com cenas de uma hilariante sensualidade, que conduz o leitor por uma Escócia de fantasia. Um livro muito bem disposto que aguça a vontade continuar a ler a série Highlander.

Tarte de Morangos e Chantilly

1 base de massa quebrada de compra
100g de chocolate em barra
1 kg de morangos
1/2 l de natas
160 g de açúcar

Forra-se a forma e leva-se a cozer.
Deixa-se arrefecer e cobre-se o fundo com o chocolate derretido.
Colocam-se os morangos, em metades, na tarteira e cobrem-se com as natas batidas com açúcar.
Decora-se a gosto e leva-se ao frigorifico.


Receita baseada no livro "Farinha Branca de Neve 40 Anos. Receitas de Festa"

domingo, 21 de junho de 2009

O segredo dos Beatles

O segredo dos Beatles

Pedro de Freitas Branco

Presença

ISBN 9722335375

Neste seu mais recente livro, Pedro de Freitas Branco revela-nos um dos crimes mais inusitados do século, aquele que, literalmente, ceifou a vida a António Lopes, o Tony «guitarra de fogo» — um afamado vendedor ambulante da Feira da Ladra. Os contornos do homicídio são rocambolescos: o móbil, um segredo relacionado com os Beatles; a arma, um disco negro de vinil cortado em forma de foice; os principais suspeitos, três personagens absolutamente imperdíveis. Encarregado da investigação, o comissário Ramos da Polícia Judiciária, em palpos de aranha para desvendar este inacreditável quebra-cabeças. Mas que mistério guardará a famigerada mala que todos desejam encontrar? Qual poderá ser o último segredo dos Beatles? Original e hilariante, esta é uma obra que se lê de um fôlego, com a íntima satisfação que só uma narrativa bem estruturada e uma prosa viva e cheia de espírito podem proporcionar.


Uma história baseada num crime, suspeitos estranhos e um polícia pouco interessante, num mistério do submundo do vinil. Leitura agradável, sem esperar nada mais do que umas horas de lazer.

Bola da Taralhouca

1 chávena (chá) de leite morno
2 colheres (sopa) de azeite
2 ovos batidos
1 colher (chá) de sal refinado
250g de farinha nº 65
1/2 cubo de fermento de padeiro fresco

250g de fiambre e queijo flamengo partidos em cubinhos

Deitar os ingredientes na cuba conforme a ordem apresentada.
Quando apitar juntar o fiambre o o queijo.

Usei o programa pão branco rápido e programei para pão de 1/2 kg.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

A Filha da Abortadeira

A FILHA DA ABORTADEIRA

Elisabeth Hyde


Guerra e Paz

ISBN: 978-989-8014-37-5

Duas semanas antes do Natal, Diana Duprey, uma médica abortadeira, é encontrada a flutuar na sua piscina com um orifício na cabeça do tamanho de uma bola de golfe. Figura conhecida, Diana despertava tantos ódios quantas paixões.
Quem a matou? Os suspeitos são variados e incluem a filha adolescente, o marido advogado, amigos, vizinhos ou oponentes ideológicos como um reverendo fundador de um movimento anti-aborto. Mas a investigação vai revelar verdades escondidas e pôr em causa aquilo que se julga saber sobre a vida em comunidade, a fidelidade e o amor.

Um policial que prende o leitor até ao fim. Uma trama bem construída com base no assassinato de uma médica que praticava abortos e cujas relações familiares não eram as mais comuns, nomeadamente com a filha.

Sopa de Legumes à Tirolesa


1 couve branca
1 alho francês
1/2 kg de batata
300 g de cenoura
1 cebola
milho a gosto
1 dl de azeite
Sal

Corta-se a couve em cubos pequenos e o alho francês às rodelas. Leva-se ao lume o azeite com o alho francês e deixa-se refogar até alourar. Junta-se a couve e deixa-se refogar mais um pouco. Adiciona-se 1/2 l de água, tempera-se com sal e deixa-se cozer.
Entretanto descacam-se as batatas, a cenoura e a cebola. Corta-se tudo em pedaços e leva-se a cozer em cerca de 1/2 l de água. Tempera-se com sal.
Depois de cozer, passa-se pelo passe-vite fino e junta-se este puré aos legumes cozidos. Mistura-se o milho e deixa-se ferver mais 5 minutos.

Esta sopa é um pouco trabalhosa mas vale a pena ;)

sexta-feira, 12 de junho de 2009

No Tempo das Fogueiras

No Tempo das Fogueiras

Jeanne Kalogridis

Saída de Emergência

ISBN: 9789728839444

Transportando o leitor para a França do séc. XIV, terra fértil em hereges - cátaros, gnósticos e templários -, Jeanne Kalogridis conta-nos a história de Sybille, uma rapariga com estranhos e inexplicáveis poderes.Como se não bastasse a Guerra dos Cem Anos e a terrível Peste Negra, a Inquisição acende dezenas de milhares de fogueiras para queimar hereges. E quando a avó de Sybille é torturada e queimada, só lhe resta fugir para um convento. Os seus dons de cura e premonição permitem-lhe subir na hierar-quia da Igreja e na admiração do povo que a adora como uma santa. Mas, aos olhos do Papa, Sybille é uma ameaça e uma bruxa que tem de ser atirada ao fogo. Quando é presa, cabe ao jovem inquisidor Michel interrogá-la. Este agradece a Deus a sua sorte, pois sempre acreditou na santidade de Sybille e assim poderá salvá-la. Mas quando ela lhe conta a sua história, toda a fé do jovem ameaça ruir. Para piorar, de dia sofre pressões para a queimar, e de noite arde de desejo por ela. No Tempo das Fogueiras é um livro vitorioso, onde Kalogridis conseguiu criar uma heroína de proporcões épicas e um leque de personagens maravilhosas.

Tendo sido a terceira obra que li desta autora, não posso deixar de dizer que fiquei um pouco desiludida. Passada durante a Idade Média, relata a história de uma mulher condenada pela Inquisição, contada por ela própria a um jovem monge. O fim algo previsível mas, ainda assim, agradável de ler.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Salmão no forno

3 postas de salmão
2 cebolas
1 folha de louro
2 dentes de alho
Azeite
Sal

Deita-se um fio de azeite num pirex e colocam-se as postas de salmão temperadas de sal.
Refoga-se a cebola em azeite juntamente com a folha de louroe o alho. Deita-se por cima do salmão e vai ao forno cerca de 30 minutos.

O Rapto do Senhor Santo Cristo dos Milagres

O Rapto do Senhor Santo Cristo dos Milagres
Jayme Velho
Edição de Autor

ISBN: 978-989-95316-0-4

"Quero raptar a Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres - disse o Comandante com uma tranquilidade assustadora".
É com esta ideia inverosímil que o autor começa tornando-a verosímil pela maneira como a desenvolve. De forma magistral.

A ideia central é muito boa, sendo muito sugestivo o rapto de uma imagem. Infelizmente, o livro não lhe fez justiça. Longas descrições, muitas vezes desnecessárias e com pouco interesse para o desenvolvimento da história.

sábado, 6 de junho de 2009

Doce da Taralhouca

Palitos de la reine qb
100 g de chocolate culinário
Café qb
Grand Marnier a gosto
Morangos
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 litro de natas

Colocar metade das natas num tacho em lume brando com o chocolate partido aos pedaços, mexendo continuamente, até obter um creme fino. Deixe arrefecer.
Bater as restantes natas com o açúcar e corte os morangos em pedaços.
Embeba os palitos em café temperado com gran marnier.
Num recipiente coloque camadas alternadas de palitos, natas e morangos. Termine com uma camada de palitos e cubra com a mistura de chocolate.
Enfeite a gosto e coloque no frigorífico.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

O Rio Sabe

O Rio Sabe
de Amanda Quick

Bertrand Editora

ISBN: 9789722516402

O primeiro beijo de Louisa Bryce e Anthony Stalbridge nada teve de romântico: foi uma manobra de diversão para não serem apanhados onde não deveriam estar. E o que os une não tem nada a ver com paixão ou romance. Ambos pretendem desmascarar Hastings, um eminente aristocrata. Louise acredita que Hastings tem ligações a um conhecido bordel, enquanto Anthony desconfia que o nobre esteve envolvido na morte da sua noiva, que morreu afogada no Tamisa. Mas fazer Hastings pagar pelos seus crimes poderá ser mais difícil e perigoso do que ambos pensavam...



Romance light, passado na Inglaterra do século XIX. Uma mistura divertida entre o policial e o romântico.

Moelas à minha moda


Moelas (cerca de 400g)
1 cebola
2 colheres (sopa) de polpade tomate
Vinho tinto qb
Azeite
Sal
Pimenta
Louro
Piri-piri/malagueta

Refoga-se, em azeite, a cebola, picada grosseiramente, com a folha de louro. Quando estiver loirinha junta-se a polpa de tomate, o sal, a pimenta, o piri-piri e as moelas. Envolve-se tudo muito bem e deixa-se ficar, em lume forte, até criar molho. Deita-se o vinho até cobrir, reduz-se o lume e deixa-se ficar cerca de 45 minutos em lume brando (ou até reduzir e engrossar um pouco o molho).