ANATOMIA DE UM REGICÍDIO
José Ramos Perfeito
Guerra e Paz, Editores S.A
ISBN: 978-989-8014-86-3
Anatomia de um Regicídio é uma obra ficcionada sobre os acontecimentos históricos em volta do assassinato do rei D. Carlos de Bragança e do seu filho Luís Filipe no dia 1 de Fevereiro de 1908.
A acção inicia-se com o regicídio e depois recua sensivelmente 10 meses, descrevendo os eventos, as personagens e os respectivos pensamentos que confluíram para aquele dia trágico. O exposto tem por base um afincado estudo histórico que permite retratar fielmente os factos, depois romanceados de forma sustentada por aquilo que é conhecido, dando a conhecer fielmente a época e o modelo social vigente. A obra segue a teoria, aceite por alguns historiadores, de que o regicídio seria um concurso de várias situações e que, apesar de estar planeado, foram claros certos aspectos de casualidade que depois levaram ao acto em si.
(Classificação de um a cinco)
Um bom romance. Apesar de ser o primeiro livro do autor, aborda este tema de uma maneira objectiva. Gosto particularmente da maneira como são descritas algumas das personagens, nomeadamente João Franco.
Destacam-se as descrições do quotidiano lisboeta que enriquecem a narrativa e os factos históricos relatados.
Sem comentários:
Enviar um comentário