domingo, 31 de maio de 2009

Pássaros de seda

Os Pássaros de Seda

Rosa Lobato de Faria

Editor: Edições Asa


ISBN: 9789724117584




Graças à qualidade eterna do carácter de minha mãe e ao consequente travão que ela pôs à entrada do "progresso" naquela casa, a Pedra Moura guardou para sempre a sua transcedência de lugar mágico.O reino dos contos de fadas e dos autos de Natal, o mundo dos antigos aromas e sabores, o sítio da infância, o refúgio ideal para nascer e para morrer. Assim terminam as memórias de Mário, um dos protagonistas de Os Pássaros de Seda, um livro sobre a condição humana, que opõe os valores perenes da infância, do maravilhoso e do amor à precariedade das paixões e dos transes da fortuna.Um magnífico romance que, depois de O Pranto de Lúcifer, confirma a sua autora como uma presença incontornável no panorama da nova ficção portuguesa.

Este foi o primeiro livro que li desta autora. Um romance bastante interessante, capaz de prender o leitor desde o príncipio até ao fim, tratando-se de uma trama bem elaborada entre as vivências do campo e da cidade, tendo como pano de fundo uma paixão escondida.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Ervilhas com ovos escalfados

400g de ervilhas (usei congeladas)
1 cebola
1 bom ramo de coentros
1 folha de louro
bacon qb
linguiça qb (pode ser chouriço)
azeite
sal
açúcar

Refoga-se a cebola picada com a folha de louro e junta-se o ramo de coentros. Em estando lourinha, junta-se o bacon e a linguiça cortadadinha. Deixa-se apurar um pouco e deitam-se as ervilhas. Tempera-se de sal e deita-se duas colheres de chá de açúcar (não fica doce mas corta o amargo).
Tapa-se e deixa-se estar em lume brando. A meio da cozedura junta-se água morna para fazer molho e deixa-se reduzir um pouco.
No momento de servir deitam-se os ovos por cima e deixam-se escalfar a gosto.

Juro que tinha uma foto toda bonita das ervilhinhas com o ovinho... mas ,como boa Taralhouca, a coisa não correu bem, dá erro e não a consigo pôr aqui!!
Bem, ficam estas... as outra há que imaginar ;)

segunda-feira, 25 de maio de 2009

A Última Profecia

A Última Profecia
António Trabulo

Esfera do Caos

ISBN: 9789898025326


Que ocultam os marranos? Algum segredo vale tantas vidas? Ester combina encontrar-se em Belmonte com um velho judeu que lhe prometera informações úteis para o seu trabalho de investigação histórica. Ao entrar na vila, cruza-se com um funeral. Assim começa uma via dolorosa em que as mortes se vão sucedendo enquanto perseguidores impiedosos procuram manuscritos que os possam conduzir a um tesouro perdido há vários milénios. Ao recolher do chão a boneca rasgada e suja de Mariana, Ester não podia imaginar que o destino lhe confiava um segredo aferrolhado há séculos por uma família de judeus portugueses. Este romance confunde-se com a história dos marranos, obrigados a ocultar a sua fé. Tão poderosa viam a Inquisição que, séculos mais tarde, julgavam ser os únicos a resistir e pensavam que não havia mais hebreus no mundo. Conjugando elementos do thriller, do policial e do romance histórico, o autor leva-nos a percorrer os meandros de uma aventura empolgante.



Um "Código de da Vinci" à portuguesa com um aroma muito nosso. Uma história interessante, em que o leitor se envolve, deixando levar-se através da Beira Interior, local onde se centra todo o mistério. Infelizmente, o autor decepciona com o final pouco interessante. Apesar disso, aconselha-se a leitura deste livro, mesmo para o desespertar de uma das mais belas regiões do país que vale a pena conhecer.

domingo, 24 de maio de 2009

Bolo de Iogurte com Chocolate


2 iogurtes naturais
3 copos de farinha
2 copos de açúcar
1 copo de óleo
2 ovos
1 colher (chá) de fermento
3 colheres (sopa) de cacau em pó
Pepitas de chocolate (a gosto)

Juntar todos os ingredientes, menos as pepitas, e bater bem. Quando estiver bem batido juntar as pepitas e misturar bem.
Deitar a esta mistura em forma untada e levar a forno médio (180º) cerca de 30 minutos.

Nota: os copos são os do iogurte.

A Interrupção de Tudo

A interrupção de tudo
Terry McMillan
Livros de Seda

ISBN:978-972-770-583-2

Como se não bastasse a Marilyn estar já com quarenta e quatro anos – e alguns indícios de que a menopausa se encontra a caminho –, ela descobre que está, acidentalmente, grávida, infeliz e sem perspectivas.
Numa vida cada vez mais vazia, em que os filhos saíram do ninho para a Universidade e o marido dá sinais de que a crise da meia-idade irá trazer reviravoltas inesperadas, Marilyn tem ainda que lidar com a filha que comete os erros que ela cometeu, abdicando do curso e da carreira para ser mãe a tempo inteiro, uma sogra que vive lá em casa, uma irmã que é um desastre ambulante e nem consegue cuidar dos filhos, e uma mãe que começa a apresentar sinais assustadores de que a idade não perdoa.
No meio de tudo isto, Marilyn resolve tomar as rédeas e, com a ajuda das amigas, irá juntar as pontas soltas que foi perdendo ao longo da vida.
Mas se acham que este é um romance desesperado, estão completamente enganados. Juntem-se a esta vida em revolução porque todas nós passamos, sem pressas nem paragens, rindo e sorrindo com peripécias que nunca imaginou.



O livro retrata de forma bem viva uma realidade.
Através de uma escrita fluída e clara, sem dramatismos, a autora descreve os desencontros e o desconhecimento que pode acontecer, mais frequentemente do que podemos pensar, entre duas pessoas que partilham uma vida.

Bola com linguiça

150 ml de água morna
1/2 chávena de óleo
1 colher (chá) de sal
300g de farinha 65
1 pacote de levedura em pó
1 linguiça partida em pedacinhos

Colocar os ingredientes na cuba, excepto a linguiça, pela ordem indicada. Juntar a linguiça quando a máquina apitar. Usei o programa: pão branco rápido.

Não fica muito grande mas é muito saborosa. Foi bastante aprovada aqui por casa!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

A Filha de Rasputine


A Filha de Rasputine
Alexander, Robert
Casa das Letras

ISBN: 9724616673

Depois de a fúria da Revolução Russa ter "varrido" Nicolau e Alexandra do trono da Rússia Imperial, foi criada uma comissão especial para investigar as "forças obscuras" que causaram a queda dos Romanov. A atenção centrou-se em Grigori Rasputine que, referenciado como "santo" e com poderes "sobrenaturais", esteve sempre muito perto do trono.A comissão interroga então Maria, a mais velha dos filhos de Rasputine, que relata os dias de uma Rússia em tumulto, onde a poderosa influência de seu pai, preocupante para muitos, constitui uma verdadeira ameaça à sua vida. Enquanto crescem as conspirações contra ele, Maria debate-se com a verdadeira natureza de Rasputine - os seus desenfreados apetites carnais, as relações misteriosas com a imperatriz e os rumores de envolvimento em cultos religiosos secretos.A Filha de Rasputine trata-se, no fundo, de um romance onde Maria revela como tentou (em vão) salvar o pai, quem realmente o matou e, sobretudo, os segredos perversos escondidos pelos assassinos.


Esperava mais deste livro. No entanto, trata-se de um romance interessante para quem se gosta da história da Rússia. Estou curiosa com os outros livros do autor, cuja temática é semelhante. Para saber mais, clique aqui.

Rolo de Carne


600g de carne picada (vaca e porco)
1 ovo
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 cálice de vinho do Porto
sal
1 linguiça
Queijo fatiado qb
1 cebola
1 dente de alho
louro
Polpa de tomate a gosto
Azeite
Papel de alumínio

Faz-se um refogado, em azeite, com a cebola picada, o alho, a folha de louro e polpa de tomate.
Misturam-se os restantes ingredientes com a carne picada e amasse muito bem, até ficar bem ligada.
Estende-se um pano limpo e polvilha-se com farinha. Espalha-se o picado da carne de forma a fazer um rectângulo. Sobre o picado espalha-se o queijo e a linguiça inteira e enrole a carne em feitio de torta.
Unta-se com margarina o papel de alumínio, coloca-se dentro o rolo de carne e por cima deste o refogado. Embrulha-se o rolo com o papel de alumínio ligeiramente folgado mas bem fechado. Coloca-se num tanuleiro e vai a forno quente durante cerca de 25 minutos.

Anjos e Demónios

Anjos e Demónios
Brown, Dan

Bertrand

ISBN: 9789722519373

Quando um famoso cientista do CERN é encontrado brutalmente assassinado, o professor Robert Langdon é chamado para identificar o estranho símbolo gravado no seu peito. A conclusão é avassaladora: a marca é de uma antiga Irmandade chamada Iluminati, supostamente extinta há séculos e inimiga da Igreja Católica. Em Roma, o Colégio dos Cardeais está reunido para eleger um novo Papa quando se apercebe do rapto de quatro cardeais, ao mesmo tempo que a Guarda Suiça é informada de que uma perigosa arma está na cidade do Vaticano com o propósito de a destruir. Robert Langdon - quem não o conhece? - ajudado desta vez por Victoria Vetra, cientista do CERN, procura desesperadamente a antimatéria no meio das intricadas pistas deixadas pelos Iluminati, lutando contra o tempo para salvar o Vaticano.


Superior ao Código Da Vinci, cujo fim apressado desilude!
Um bom livro com um enredo que prende o leitor desde o início até ao fim. Através das suas páginas, o autor coloca-nos perante os perigos da ciência e da fé, quando levados ao extremo...

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Bifinhos com espirais


Bifinhos de frango (perú ou porco) cortados bem fininhos
Alho qb
Limão qb
Sal qb
Azeite para fritar
Massa de espirais coloridas
Molho bechamel (1 pacote pequeno)
Queijo ralado qb

Enquanto coze a massa fritam-se os bifinhos temperados com alho, limão e sal.
Depois da massa cozida, deita-se num pirex e dispõem-se os bifinhos por cima. Cobre-se tudo com o molho bechamel e polvilha-se com queijo ralado a gosto. Vai ao forno a gratinar.

A Quarta Aliança

A Quarta Aliança
Giner, Gonzalo

Ulisseia

ISBN: 972568544X

Um romance de estreia, uma história inquietante, um desfecho inesperado. Mais de 100 000 exemplares vendidos em Espanha. Uma estranha encomenda é um dia entregue numa requintada joalharia de Madrid: o seu conteúdo é uma pulseira com mais de 3000 anos. Fernando Luengo, o proprietário da loja, e a sua jovem colaboradora Mónica, decidem investigar a origem daquela jóia. Descobrem uma intriga inquietante e enigmática que os fará mergulhar em diversos cenários históricos: a terra prometida a Moisés; a conquista de Jerusalém durante a primeira Cruzada; os últimos dias da heresia cátara; as disputas dos templários em pleno século XIII; a luta pelo poder travada entre o papa Inocêncio IV e os príncipes europeus; e a reaparição de uma seita judaica alguns séculos após a sua extinção...


Uma aventura engraçada. Lê-se bem e entretem, sem ser uma grande obra.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Porco Assado à Maneira Chinesa

1 lombinho de porco (cc 600g)
3 rodelas de ananás de conserva
1 chávena de calda do ananás
4 colheres (sopa) de molho de soja
2 colheres (sopa) de açúcar amarelo
1 dl de vinagre de cidra
2 dentes de alho
1 colher (café) de gengibre em pó
3 colheres (sopa) de vinho do Porto
1/2 chávena (chá) de caldo de carne
Sal e Pimenta qb
3 colheres (sopa) de óleo

Corte a carne em pequenos cubos, deite-os numa tigela, tempere de sal e pimenta e junte o molho de soja, o vinho do Porto, a calda de ananás, o vinagre, o alho picado, o gengibre, o açúcar e o caldo de carne. Deixe ficar 2 ou 3 horas.
Escorra muito bem a carne, coloque-a num tabuleiro, deite-lhe o óleo, esfregue todos os pedaços para que fiquem untados e leve a assar em forno bastante quente cerca de 25 minutos. Vire a carne uma vez por outra.
Ao fim deste tempo, junte as rodelas de ananás em pedaços, regue tudo com a marinada e leve ao forno bastante quente mais 15 minutos.
Sirva com arroz branco.

Para esta receita baseei-me numa Tele Culinária já antiga (Especial Outono 81). Fica bastante bom para quem goste de comida adocicada.

A Criança nº44


A Criança Nº 44
Tom Rob Smith

Editora: Dom Quixote

ISBN 9722034502 / 972-20-3450-2


União Soviética, 1953. A mão de ferro de Estaline nunca esteve tão apertada, fortalecida pelo Departamento de Segurança Estatal – uma força policial secreta cuja brutalidade não é segredo para ninguém. Debaixo deste jugo, a população é levada a acreditar que o crime simplesmente não existe. No entanto, quando o cadáver de uma criança é encontrado na linha de comboio, o agente Leo Demidov – um herói de guerra dedicado ao Departamento – é surpreendido ao ouvir que a família da criança está convencida de ter-se tratado de um assassínio. Os superiores de Leo ordenam-lhe que ignore tal suspeita e ele obedece sem se questionar. Mas algo lhe diz que há muito mais por detrás desta história. De um momento para o outro, a sua confiança de que tudo o que faz por ordem do Partido serve um bem maior é abalada e, arriscando tudo, Leo sente-se no dever de perseguir o terrível assassino – mesmo sabendo que ao fazê-lo se tornará, ele próprio, um inimigo do Estado...


Que poderei eu dizer? Livro fantástico, de prender o fôlego até à última página. Um triller arrepiante onde são abordados temas controversos como a homosexualidade, a miséria, a corrupção e a ambição pelo poder na Rússia de Estaline. Este romance está a ser adaptado ao cinema, pelo realizador Bradley Scott. Ficamos à espera de um filme à altura do livro!

Pão de Chocolate

Cá fica mais uma receita, desta vez de um pão diferente mas muito bom!

1 chávena leite morno
1 ovo batido
1 colher (sopa) de manteiga derretida
1/2 colher (chá) de sal
2 3/4 chávenas de farinha
1/4 chávena de cacau em pó
1 colher (chá) de canela
4 colheres (sopa) de açúcar amarelo
1 colher (chá) de fermento

Deitar na cuba pela ordem indicada.

Eu fiz no programa de pão integral rápido.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Anatomia de um Regicídio



ANATOMIA DE UM REGICÍDIO
José Ramos Perfeito


Guerra e Paz, Editores S.A



ISBN: 978-989-8014-86-3

Anatomia de um Regicídio é uma obra ficcionada sobre os acontecimentos históricos em volta do assassinato do rei D. Carlos de Bragança e do seu filho Luís Filipe no dia 1 de Fevereiro de 1908.

A acção inicia-se com o regicídio e depois recua sensivelmente 10 meses, descrevendo os eventos, as personagens e os respectivos pensamentos que confluíram para aquele dia trágico. O exposto tem por base um afincado estudo histórico que permite retratar fielmente os factos, depois romanceados de forma sustentada por aquilo que é conhecido, dando a conhecer fielmente a época e o modelo social vigente. A obra segue a teoria, aceite por alguns historiadores, de que o regicídio seria um concurso de várias situações e que, apesar de estar planeado, foram claros certos aspectos de casualidade que depois levaram ao acto em si.

(Classificação de um a cinco)

Um bom romance. Apesar de ser o primeiro livro do autor, aborda este tema de uma maneira objectiva. Gosto particularmente da maneira como são descritas algumas das personagens, nomeadamente João Franco.
Destacam-se as descrições do quotidiano lisboeta que enriquecem a narrativa e os factos históricos relatados.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Hamburguers no forno



4 hamburguers
1 cebola em rodelas
2 dentes de alho picados
1 lata de cogumelos
sal
azeite
natas de soja

Refoga-se a cebola com o alho, em azeite. Depois da cebola estar dourada, salteiam-se os cogumelos.
Colocam-se os hamburguers num pirex e deita-se esta mistura por cima. Cobre-se com as natas e vai ao forno a 160º, cerca de 20 minutos.
Servi com esparguete de manteiga.

Esta receita foi muito aprovada pela família da taralhouca!!

Introdução

A Taralhouca é uma pessoa de apetites, vorazes muitas das vezes... Devora livros e bons manjares. Como é amiguita da malta, acha que o que faz falta é partilhar conhecimentos. Depois de longa reflexão (uns minutos) resolveu criar os pratos e livros... Desengane-se quem pense que este blogue será erudito... Não! Taralhouco quanto baste e muito, mas muito bem disposto!! Enjoy...