quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Almas gémeas

Almas gémeas
Alan e Irene Brogan
Edições ASA
ISBN: 9789892309392 

Alan e Irene conheceram-se num orfanato, nos anos 50. Ele tinha sete anos, ela tinha nove. Eram ambos sensíveis e solitários. Naquele meio hostil, tornaram-se inseparáveis. Mas a proximidade entre meninos e meninas não era bem vista e, embora se desdobrassem em cuidados e peripécias, o inevitável aconteceu: a inocente amizade foi descoberta. Alan foi levado para outro orfanato sem ter, sequer, direito a um adeus. Os anos passaram mas o laço entre eles nunca foi quebrado. Nas suas vidas – frequentemente difíceis, sempre solitárias – sabiam faltar algo. Sem saberem, frequentaram durante anos as mesmas lojas, o mesmo bairro… Até que, um dia, quarenta anos depois, Irene e Alan cruzaram-se casualmente na rua. Ambos souberam de imediato que nada nem ninguém voltaria a separá-los.


Uma história fantástica onde a realidade ultrapassa qualquer ficção. Os acontecimentos são descritos de forma simples, entrando no mundo triste dos orfanatos e da esperança numa vida melhor. Depois de anos de brutalidade e de solidão, as vidas de Alan e Irene voltam a cruzar-se, após uma   vida de luta pela sobrevivência.  Testemunho muito interessante que vale a pena ler!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Bolo de ananás no microondas


1 chávena /chá) de açúcar mascavado
5 colheres (sopa) de manteiga
1 lata (400g) de ananás
1 3/4 chávena (chá) de farinha
1/3 chávena (chá) de açúcar
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1/3 chávena (chá) de óleo
3 ovos
1/2 chávena (chá) de calda do ananás

Numa forma refractária (ou pirex que possa ir ao microondas), coloca-se o açúcar mascavado e a manteiga. Aquece-se na potência alta por 5 minutos, até a manteiga derreter e ficar ligada com o açúcar. Mexe-se 2 vezes durante esse processo. Colocam-se as fatias de ananás sobre esta calda.
Numa tigela, mistura-se a farinha, o fermento e o açúcar. À parte batem-se os ovos com o óleo e junta-se a calda do ananás. Adiciona-se à mistura de farinha e bate-se bem.
Espalha-se a massa sobre o ananás de modo a que cubra tudo.
Coloca-se sobre uma grelha, ou forminhas refractárias voltadas ao contrário. Cozinha-se na potência alta por 10-12 minutos. Deixa-se descansar por 10 minutos. Passa-se a faca nas paredes da forma para soltar o bolo. Desenforma-se sobre um prato para bolos.

Do livro: Cozinhando com o Microondas