terça-feira, 31 de agosto de 2010

O Pintor das Sombras

O Pintor das Sombras
Esteban Martín
Saida de Emergência
ISBN: 9789896371036

Barcelona, finais do séc. XIX. Um dos maiores génios artísticos de todos os tempos é revelado ao mundo: Picasso. Desde criança que o seu talento irrequieto é avassalador. Picasso é um jovem rebelde que cedo vê os seus estudos académicos serem prejudicados pela sua irreverência. Depois de se apaixonar loucamente por uma mulher, ela abandona-o sem deixar rasto. Ela era a sua musa, a sua inspiração, a primeira mulher que amou verdadeiramente na vida. De coração partido, Picasso começa a procurar consolo na vida boémia e nos bordéis da rua Avignon. Mas tudo se complica quando alguém parece seguir os seus passos, deixando entre as prostitutas um rasto de mortes violentas que apontam Picasso como o principal suspeito. Uma por uma, as estranhas mortes vão-se tornando cada vez mais violentas e assemelham-se em tudo às que 10 anos antes assombraram as ruas de Londres.
Poderá Jack, o Estripador, ter chegado a Barcelona?
Quem quer incriminar Picasso? Restará alguém em quem ele possa confiar?

Um livro de entretenimento tanto pelas personagens escolhidas como pela ligação que o autor cria entre elas. Trata-se de uma misteriosa intriga que junta Pablo Picasso, Jack, o Estripador e um famoso detective inglês.  A narrativa é criada a partir de um segredo encerrado no famoso quadro do pintor Las Señoritas de Avignon. Dentro do género é um bom livro.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Delicia de chocolate


125g de margarina
100g de açúcar
1dl de leite
150 gramas de chocolate
1 pacote de leite creme instantaneo
Línguas de gato qb

Derrete-se o chocolate com a margarina, o açúcar e o leite, batendo até ficar homogéneo. Prepara-se o leite creme conforme as instruções. Forra-se o fundo de uma taça, ou pirex, com línguas de gato. Deita-se uma camada de chocolate, que se cobre de leite creme. Repetem-se as camadas alternadas. Coloca-se no frigorífico de um dia para o outro.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Sinto Muito

Sinto Muito

Nuno Lobo Antunes

Verso da Kapa

ISBN: 9789728974688

É um livro de confissões/memórias de um neuro oncologista pediátrico e hoje neurologista sobre doenças de deficit de atenção. Uma reflexão sentida sobre aquilo porque muitas pessoas têm que passar ao longo da vida ou já no fim dela.
Sinto Muito é sobre o sofrimento em geral, sobre a dor, seguida de perda, seguida de dor. Entristece o coração, mas recompensa-o grandemente, tornando-o mais leve e melhor.
Nuno Lobo Antunes pretende, com bom propósito e bons resultados, deixar que o seu coração se pronuncie, que se liberte a sua voz, que seja conhecida a sua humanidade. E, na verdade, a alma fala.


Este livro não é para ler, é para ir lendo, digerindo e absorvendo as palavras, percebendo nas entrelinhas as histórias de outros, a dor e o sofrimento, a alegria de pequenos gestos através das confissões de um médico. Escrita simples e intimista, em alguns casos com algum humor subtil, retrata as relações de vida e morte entre médico e pacientes.
"Durante anos, tive a sua fotografia no ecrã do meu computador, para que todos os dias me lembrasse porque trabalhava."


segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Bacalhau à Conde


400g de bacalhau demolhado
600g de batata
200g de cebola
3 dentes de alho
Azeite qb
2,5dl de natas
Sal e pimenta qb
Queijo ralado qb

Coze-se o bacalhau e desfaz-se em lascas. Cozem-se as batatas temperadas com sal, escorrem-se e reduz-se a puré. Pica-se a cebola e o alho e leva-se ao lume com o azeite a refogar. Junta-se o bacalhau desfiado e envolve-se bem. Reduz-se a puré no 1, 2, 3. Junta-se o puré de batata e bate-se tudo com uma colher de pau. Adicionam-se as natas  tempera-se de sal e pimenta. Deita-se este preparado num pirex untado, polvilha-se com o queijo e leva-se a gratinar em forno bem quente.

(Receitas Vaqueiro)

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O Profeta do Castigo Divino

O Profeta do Castigo Divino

Pedro Almeida Vieira

Dom Quixote

ISBN: 9789722029322

Esta é a história de Gabriel Malagrida, que viveu como santo iluminado e morreu como herege queimado. Esta é a história do fidalgo Sebastião José, que sobrevivei de cunhas até aos 50 anos e se tornou depois no homem mais poderoso de Portugal. Esta é a história de Mendonça Furtado, irmão do Marquês de Pombal, que foi governador do Maranhão e aí começou a cavar a sepultura da Companhia de Jesus. Esta é a história do Convento do Louriçal e das suas freiras, regadas com abundante sangue, prodígios e visitas de Cristo. Esta é a história de uma profecia sobre o terramoto de Lisboa de 1755. Esta é a história da Igreja Católica que acreditava num Deus vingativo, castigador, caprichoso. Esta é a história do Reino de Portugal no século XVIII ainda à espera da Época das Luzes. Enfim, esta é uma verdadeira história dos diabos...
 

Este livro facilmente nos enreda na trama apresentada de uma forma simples, divertida e irónica, não fosse o narrador o próprio diabo. Todo o enredo mostra uma pesquisa exaustiva por parte do autor mas, infelizmente, algumas descrições provocam a quebra no ritmo em que o romance se desenvolve. No entanto, estou curiosa com as outras obras de Pedro Almeida Vieira.